O Casuar é uma ave do grupo de aves ratitas de grande porte, nativas do nordeste da Austrália e Nova Guiné. Curiosas, costumam imitar movimentos de humanos depois de observá-los atentamente, não são amigáveis ou domesticáveis.
São três espécies existentes e pertencem à família Casuariidae.
Como o avestruz e a ema, são as maiores aves existentes na atualidade. O habitat preferencial do Casuar são zonas de floresta tropical, onde haja um grande número de árvores disponíveis para produzir os frutos de que se alimentam.
É uma ave muito ágil, pode correr a 50 km/h e saltar 1,5 m sem qualquer balanço.
Podem ser extremamente agressivos e perigosos para o Homem para proteger o ninho ou suas crias.
O que torna o Casuar uma ave mortal e sua característica mais impressionante, uma garra que ele possui no dedo interno. Essa garra pode ser comparada a um pequeno punhal e a sua capacidade de ataque é tão grande que pode até decepar um membro de uma pessoa. Nativos utilizavam suas garras como punhais.
Uma fêmea bota entre 3 e 5 ovos. Após a postura dos ovos a fêmea abandona o ninho. Os machos cuidam sozinhos dos ninhos e das crias durante os nove meses seguintes. Os jovens são de cor acastanhada e só ganham a plumagem típica do adulto por volta dos três anos.
Em abril de 2019, um Casuar atacou um homem de 75 anos na Flórida, que acabou vindo a óbito em consequência dos ferimentos causados pelo ataque do animal, mantido em sua residência.