Connect with us

BrilhanteMente – conteúdo divertido e diverso.

As 5 aranhas mais venenosas do mundo

Photo: Shutterstock

Biologia

As 5 aranhas mais venenosas do mundo

Em qualquer lugar do mundo que estiver, você convivera com elas. São mais de 40.000 espécies no mundo. O difícil é saber quais delas são realmente perigosas. Por isso resolvemos classificar as 5 aranhas mais venenosas neste post 😉.

Em qualquer lugar do mundo que estiver, você convivera com elas. São mais de 40.000 espécies no mundo. O difícil é saber quais delas são realmente perigosas. Por isso resolvemos classificar as 5 aranhas mais venenosas neste post 😉.

5 – Missulena “Aranha rato”

Trata-se de uma aranha extremamente agressiva, responde a qualquer ameaça; uma aproximação repentina pode ser fatal.

São muito ágeis e se movimentam rapidamente.
Seu veneno é parecido com o da aranha “teia de funil” apesar de estar na lista não chega a ser fatal se devidamente tratado.

As fêmeas são pretas e os machos tem uma coloração marrom. Vivem na natureza, são aranhas de covas, o que significa que elas constroem suas casas em tocas. São endêmicas da Austrália.

Curiosidades:
Apesar de sua agressividade, as aranhas “Missulena” nem sempre utilizam seu veneno em suas picadas, as vezes picam apenas por advertência.

4 – Atrax robustus “Aranha teia de funil”

Encontrada principalmente na Austrália. Elas são extremamente perigosas.

De 7 a 15 minutos pós mordida é possível desenvolver problemas respiratórios que podem levar a um infarto ou ao coma. Uma quantidade menor de veneno pode provocar vômitos, febre e tremedeira.

3 – Latrodectus Hesperus “Viúva-negra”

A Viúva-negra é conhecida cientificamente como Latrodectus Hesperus e a maioria delas são pretas, mas algumas também podem ser encontradas na cor marrom.

Elas preferem viver em climas quentes e são encontradas principalmente nos Estados Unidos.

Apenas 1,5% do total das mordidas em pessoas resulta em morte. No entanto algumas pessoas tem reações severas ao seu veneno podendo entrar em colapso dentro de 60min, caso não tenha socorro adequado.

Curiosidade:
Seu nome se deve ao fato de que o macho morre após a cópula.

2 – Aranha marrom reclusa “Loxosceles”

Todos as aranhas marrom são altamente perigosas, elas representam quase 30 espécies. Em especial a reclusa, é encontrada na América do norte, sua mordida pode causar grandes problemas de saúde.

Elas costumam viver em lugares escuros e úmidos.

Quando acontece a mordida, pode causar febre, vômito, tremores com vermelhidão ao redor da mordida e inchaço. Se não for tratada imediatamente a ferida, pode ocorrer a necrose do tecido atingido, falência renal e até a morte.

Curiosidades:
O grande problema da Aranha Marrom é a proximidade com os humanos, já que sotãos e porões propiciam tudo que elas mais precisão.

1 – Armadeira Brasileira “Phoneutria”

Existem diversas aranhas deste gênero. As aranhas-armadeiras são nativas de toda a América do Sul. São caçadoras ativas e viajam muito.

Elas tendem a procurar lugares aconchegantes e confortáveis a noite e às vezes se escondem em frutas e flores que os humanos consomem e cultivam. Se essa aranha se sentir ameaçada, ela irá atacar para se proteger, mas a maioria das mordidas não conterão veneno.

As picadas venenosas ocorrerão se a aranha for pressionada contra alguma coisa. Neste caso, os níveis elevados de serotonina contidos no veneno irão produzir uma mordida muito dolorosa que pode resultar em paralisia muscular podendo causar um ataque cardíaco, possui o veneno mais neurológicamente ativo.

Em especial a Armadeira Brasileira é a mais peçonhenta dentre todas as espécies deste gênero, e considerada a aranha mais venenosa do mundo.

Curiosidades:
Aqui no Brasil ela é a segunda aranha que mais causa acidentes, representam 42% dos casos de picadas de aranhas. Devido a sua alta agressividade, pois ao se sentir ameaçada, ela se prepara rapidamente para atacar a vítima.

Continue Lendo
Você pode gostar...
Comente :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Biologia

Subir