O peixe-rocha “Sebastes aleutianus” é um peixe-espada do gênero Sebastes. Conhecido também como rockfish de blackthroat ou blacktip rockfish.
Chega a atingir 1 metro de comprimento, com o peso de até 6,7 kg. Semelhante a muitos outros membros de seu género, sua expectativa de vida é extremamente duradoura, é conhecido por atingir uma idade de 205 anos.
4 – Baleia-da-Groenlândia
A Baleia-da-Groenlândia, é uma baleia de mares do Ártico. Conhecida por suas longas placas de barbatanas, que são ferramentas de alimentação usadas no lugar dos dentes, ela possuem sua mandíbula superior bem curvada, algo muito característico da espécie.
São animais grandes e encorpados, com um corpo arredondado e uma cabeça grande que compreende cerca de um terço do comprimento total. Os adultos podem ter mais de 18 metros de comprimento e pesar mais de 60.000 kg.
O corpo é principalmente preto com regiões brancas incluindo o queixo e o pedúnculo caudal, elas não têm barbatana dorsal.
Sua expectativa de vida é de 210 anos.
3 – Lamellibrachia
Encontradas nas profundezas do Golfo do México podem viver até 250 anos. Eles podem atingir comprimento de mais de 3 metros, mas eles crescem muito lentamente.
Também podem formar habitats biogênicos criando grandes agregações de centenas a milhares de indivíduos.
São um tipo de poliqueta, ou seja, um tipo de anelídeo (minhoca) marinha, que vive no fundo do mar perto de hidrocarbonetos.
2 – Tubarão-da-Groenlândia
O Somniosus microcephalus, conhecido pelo nome comum de tubarão-da-groenlândia, é um dos maiores tubarões do mundo, chegando a medir mais de 7,3 metros de comprimento e pesando mais de 1 tonelada.
Animal conhecido por sua aparência e movimentos bem lentos, se deslocando lentamente pela coluna d’água, diferentemente das outras espécies, que são mais agressivas e rápidas.
Ele geralmente é cego pois possui um parasita associado que se alimenta de seus fluidos oculares.
É a espécie de vertebrado com a maior expectativa de vida conhecida, com uma média estimada de 400 anos!
1 – Quahog do oceano
Molusco da espécie Arctica islandica é originário do Atlântico Norte e é muito comercializadono ramo alimentício. Um indivíduo foi coletado em 2006 com 507 anos, mas não se sabe o quanto mais poderia ter vivido se não tivesse sido encontrado.