Connect with us

BrilhanteMente – conteúdo divertido e diverso.

Hapalochlaena – O Polvo assassino!

Biologia

Hapalochlaena – O Polvo assassino!

Um veneno dez mil vezes mais tóxico que o cianeto, uma só mordida é capaz de matar 20 homens adultos. Esse é Hapalochlaena o polvo assassino, um dos animais mais venenosos do mundo!

O Polvo Hapalochlaena ou “polvo-de-anéis-azuis” é uma espécie de polvo conhecida pelos visíveis anéis azuis no seu corpo e pelo seu veneno extremamente potente.

Habita a Grande Barreira de Coral Australiana e é um dos animais mais venenosos do planeta. Possui apenas 12 cm.  

Seu bico é parecido com o de um papagaio, e é forte o bastante para perfurar uma roupa de mergulho e a pele chegando até o músculo.
Quando ameaçado muda a cor de seus anéis para um azul radiante

Seu veneno é dez mil vezes mais tóxico que o cianeto, tem ação imediata. Paralisa os músculos da vítima, causa perda de paladar, tato e visão.
O veneno é uma grande mistura de compostos tóxicos conhecidos como tetrodotoxina

A quantidade de veneno de uma mordida deste polvo, é suficiente para matar em poucos minutos vinte homens adultos ou um animal do tamanho de um búfalo com cerca de 1200 kg. 

Tem hábitos noturnos, por isso é muito raro o contato com humanos.

A ação do seu veneno em humanos geralmente causa a morte por insuficiência respiratória.

As vítimas de transformam em zumbis totalmente conscientes, mas incapazes de se comunicar se mover, enxergar, ou de respirar.
Todos os músculos voluntários ficam paralisados, já os músculos involuntários “o coração” por exemplo permanecem ativos, sem ajuda médica a vitima tem uma morte angustiante e dolorosa por asfixia. 

Não existe nenhum antídoto, geralmente o tratamento consiste em respiração artificial, adrenalina e massagens cardíacas até que o efeito da toxina passe. 

O curioso é que o polvo não produz seu veneno, as toxinas são produzidas em suas glândulas salivares por colonias de bactérias que não são nocivas a ele.

Continue Lendo
Você pode gostar...
Comente :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Biologia

Subir