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3 carros brasileiros que deixaram saudades.

Anos 90

3 carros brasileiros que deixaram saudades.

Nostalgia… Relembre os carros que foram as maiores lendas do Brasil.

Opala Diplomata

Chevrolet Opala fabricado pela General Motors do Brasil. Foi o primeiro automóvel de passeio fabricado pela montadora no país, tendo sido produzido de 1968 a 1992. Foi apresentado ao público brasileiro no Salão do Automóvel de 1968. A carroceria do modelo foi inspirada no alemão Opel Rekord, mas com estilo e potência parecidas com a do modelo americano Impala, também fabricado pela marca. Em um curto período de vendas, houve grande aceitação pelo público, tornando-se um modelo consagrado.

Fabricado até 1992, o Opala teve diversos usos, estando na garagem da população comum, além de se tornar viatura de polícia, e/ou ambulância na versão Station Wagon Caravan. Após mais de vinte anos do fim de sua fabricação, o modelo ainda é utilizado como carro diário, também atingindo status de veículo de coleção.

Esta versão é idolatrada até os dias de hoje e continua tendo um bom valor de mercado.

Gol GTI

Lançado no Salão do Automóvel de 1988 foi um lançamento daqueles de mudar a indústria automotiva nacional.

O Volkswagen Gol GTi, que fez sua estreia no motorshow, mas começou a ser vendido em janeiro de 1989. O esportivo foi o primeiro carro nacional equipado com injeção eletrônica de combustível.

Com seus 120 cavalos, 0 a 100 em 9,6 segundos e velocidade final de 181 km/h o 2.0 conquistou o mercado nacional com recorde de vendas. Ainda hoje temos uma legião de fãs.

Tempra 2.0 16v

tempra-ouro-16v

Completando 15 anos no Brasil em 1991, a Fiat marcou suas atividades por aqui em alto estilo.

Sua linha de automóveis era constituída exclusivamente por modelos compactos. Originados a partir de uma plataforma comum. Foi com o 147, que gerou a 147 Pick-up, a Fiorino, a Panorama e o Oggi. O mesmo ocorreu com o Uno, origem de Prêmio, Elba, City e a nova Fiorino.

Coube ao Tempra elevar as pretensões da marca por aqui.
Ele era um sedã médio baseado no Tipo, veio enfrentar os já cansados Chevrolet Monza, Volkswagen Santana e Ford Versailles. Se destacava pela inclinação suave do pára-brisa e das colunas traseiras e, principalmente, pelo elevado porta-malas. A modernidade do projeto aparecia nos vidros rentes à carroceria e no ângulo de abertura das portas. Apesar dos apenas 4,35 metros de comprimento, o espaço interno era destaque e o porta-malas de 413 litros só perdia para o do Prêmio.

A fiat aposentou sua fabricação em 1998 deixando saudade para muitos fãs do modelo. Sem dúvida sua versão mais adorada era a lendária “Serie Ouro – Turbo“. Seu motor 2.0 oito válvulas com injeção eletrônica e turbina Garrett T3 rendia 165 cv e superou todos os carros nacionais da época. Alcançou 212,8 km/h e foi de 0 a 100 km/h em 8,23 segundos.

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